De acordo com o relatório semanal referente à evolução de safra de milho americano do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), do dia 29/agosto/2022, o processo de floração do milho terminou em todos os estados, enquanto os números de enchimento de grãos tiveram alta de 11 pontos percentuais, 2 p.p. abaixo da média dos últimos cinco anos.
O processo de formação de grãos com dentes formados subiu 15 p.p. semana passada, estando 6 p.p. abaixo da média dos últimos cinco anos e 10 p.p. abaixo do número do ano passado. E por fim, o processo de maturação que começou a ser relatado pelo USDA no penúltimo relatório, subiu agora 4 pontos percentuais, mesmo número visto em 2021 neste período.
Sobre o número de condição de colheita, houve queda de 1 p.p. do número de lavouras em boas/excelentes condições, ficando 8 p.p. abaixo da média dos últimos cinco anos e 6 p.p. abaixo do número visto ano passado. Este resultado é o quarto pior número visto nos últimos 20 anos, e devido a isso, cresce a tese de uma possível queda de produtividade de milho na safra 22/23.
Os números de produtividade divulgados pelo USDA no relatório de oferta e demanda de agosto/22, mostraram uma produtividade esperada de 175,4 bu/acre, porém, o mercado espera números mais pessimistas devido às condições de lavoura. O CropTour da Profarmer divulgou a expectativa de 168,1 bu/acre para a safra de milho, acompanhando as expectativas do mercado, que já se mostram reações no aumento dos preços internacionais de milho na última semana de agosto/2022.
Fonte: USDA. Elaboração: Céleres®. Atualizado em agosto/2022.
Fonte: USDA. Elaboração: Céleres®. Atualizado em agosto/2022.