Os dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) referentes ao dia 05/julho/2022, demonstraram um avanço de 3 p.p no processo de formação de espigas em relação a semana passada, ficando abaixo em 4 pontos percentuais da média dos últimos cinco anos e 2 p.p abaixo do número visto em 2021.
No Corn Belt, em Illinois, os números de formação de espigas estão demonstrando um processo muito lento, que se encontra 13 pontos percentuais abaixo da média dos últimos cinco anos, enquanto Iowa, o principal estado produtor de milho os números estão abaixo em 3 p.p. Apesar de serem atrasos bem iniciais e recuperáveis, o mercado ficará atento às condições climáticas das regiões produtoras para as próximas semanas.
As condições das lavouras divulgadas pelo relatório do USDA tiveram mais uma grande queda na qualidade em função do clima seco do último mês. As lavouras em boas e excelentes condições esta semana decresceu mais 3 pontos percentuais, ficando bem abaixo da média dos últimos cinco anos. Apesar da piora das condições de lavoura por lá, os preços internacionais do cereal seguem com fortes recuos em função de fatores externos, sobretudo preocupação dos investidores com possível recessão global.