Estoques de passagem de 21/22 são menores que o esperado, reforçando cenário apertado de abastecimento nos EUA em 2023.
De acordo com o relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) do dia 03/outubro/2022, 75% das lavouras já estavam com processo de maturação concluído, se igualando à média dos últimos cinco anos e ficando 11 p.p. abaixo do valor visto ano passado.
O processo de colheita tem recuperação na semana passada, atingindo 20 p.p. do total, apenas 2 p.p. abaixo da média dos últimos cinco anos e 7 p.p. abaixo do número visto em 2021.
Em Illinois, o estado americano vice-líder de produção de milho, mostrou ritmo bem lento de colheita, atingindo semana passada 13 p.p. de área colhida, 16 p.p. abaixo da média dos últimos cinco anos e 23 p.p. abaixo do número visto no ano passado.
As condições de lavouras boas/excelentes se mantiveram estáveis, 10 p.p. abaixo da média dos últimos cinco anos, e parecem não ser mais fator de importância para determinação da produtividade do milho americano, que terá revisão novamente no dia 12 de outubro/22 pelo USDA.
Outro fator relevante para cenário de suprimento de milho norte-americano é a revisão dos estoques de milho em 01 de setembro/22 (fim do ano comercial nos EUA). O USDA estimou estoques de passagem em 35 MM t, 8% menor que a expectativa do mercado para o relatório, reforçando a tese de preços firmes nos EUA diante dos baixos estoques vindos da safra anterior.