Entenda o que é e quais são os benefícios do Stay Green.
O que é?
Stay Green significa em português “permanecer verde” e em termos de pesquisa também pode ser chamado de senescência retardada. Essa característica é induzida por um gene e se refere à manutenção da coloração verde das plantas mesmo quando a espiga já se encontra em estádio adiantado de maturação, isto é, à continuidade de produção de fotoassimilados, mesmo quando o enchimento de grãos já foi findado.
Por que optar por híbridos com a tecnologia?
Essa característica está intimamente associada ao colmo, o que para uma cultura com tendência a acamar é algo estrategicamente vantajoso. Outro ponto interessante que também será abordado tem relação com a silagem, já que esse gene permite que a planta continue a produzir fotoassimilados mesmo quando este já não tem a sua principal função, que é o enchimento de grãos. Indiretamente, a contínua produção de fotossíntese também consolida vantagens secundárias, como a tolerância às pragas e doenças.
Quais são as vantagens?
Uma das principais vantagens de um colmo rígido mesmo depois da maturação está relacionado com a colheita. Como bem se sabe, a situação em que se encontra o colmo faz toda diferença na acessibilidade da lavoura, isto é, tudo fica mais difícil ao encontrarmos plantas acamadas. Essa condição gera grandes complicações em termos operacionais, o que faz com que aumentem não só os gastos, como as perdas em termos de produtividade. Como um dos principais benefícios, a tecnologia Stay Green permite que a cultura permaneça com o colmo rígido mesmo após o enchimento de grãos, podendo dessa forma prolongar a colheita.
Além disso, sabe-se que nem sempre o produtor consegue cumprir o calendário, principalmente porque a realidade no dia a dia do campo nem sempre é igual à planejada no lápis. Frente à essa realidade, a prolongação da colheita faz ainda mais sentido, no entanto aumenta a exposição da cultura a doenças e pragas, muitas vezes, dependendo da época de colheita, propiciando o ambiente para esses patógenos. principalmente porque durante toda a fase reprodutiva a cultura diminuiu ou erradicou sua produção de fitoalexinas, ou, num português mais claro, anticorpos. Dessa forma, mais uma vez a genética é vantajosa, proporcionando energia.
Um ponto relevante na hora de escolher um híbrido é a finalidade dele, dessa forma, caso a silagem esteja entre uma delas, o gene que confere o Stay Green do seu milho pode ser um ponto importantíssimo na lista de prioridades. Isso porque ao permanecer verde, a produção de fotossíntese continua a acontecer, fornecendo continuamente energia para os grãos, o que significa um maior teor de amido. Com isso, pode ser obtida uma silagem com melhor qualidade, grãos mais cheios, o que significará futuramente mais leite e carne na produção de bovinos.