De acordo com o relatório semanal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) do dia 22/agosto/2022, referente aos estágios da colheita de milho americana, o processo de floração de milho avança 3 p.p. esta semana e está muito próximo do fim.
Em Illinois e Iowa, os principais produtores de milho da país, os números de floração não tiveram grandes avanços em relação ao último relatório, portanto estão apenas por volta de 3 p.p. abaixo da média dos últimos cinco anos.
Sobre o processo de enchimento de grãos, o avanço foi de 13 pontos percentuais, atingindo ¾ desta etapa finalizada, e ficando atrás 4 p.p. da média dos últimos cinco anos e 8 p.p. abaixo do número visto em 2021. O estado de Iowa se encontra 2 p.p. acima da média dos últimos cinco anos.
Sobre o processo de formação de grãos com dentes já formados, houve um acréscimo de 15% semana passada, ficando 4 p.p. abaixo da média dos últimos cinco anos e 7 p.p. abaixo do ano passado. Ademais, o relatório trouxe os primeiros dados de milho em maturação no ano de 2022, no qual 4% das lavouras já finalizaram esta etapa e em breve estarão prontas para serem colhidas.
Os mercados mais uma vez se assustam com as notícias trazidas pelo USDA, no qual, notou-se mais uma queda na qualidade das lavouras de milho nos Estados Unidos, levantando ainda mais expectativas pessimistas para a produtividade da safra de milho 2022/23. Os números de plantações em boas/excelentes condições estão 8 p.p. abaixo da média dos últimos cinco anos e 5 p.p. abaixo do número de 2021.