Previsão é de prejuízo maior nas safras norte-americanas.
No relatório semanal sobre a colheita americana de milho do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), referente ao dia 15/agosto/2022, o processo de floração do milho avançou 4 p.p., 3 p.p. abaixo da média dos últimos cinco anos e 4 p.p. abaixo do ano de 2021. Em Iowa e Illinois, os principais produtores de milho do país, os números de floração se encontram próximos da média.
Em relação ao processo de enchimento de grãos de milho, viu-se semana passada um avanço em 17 p.p., atingindo a marca de 62% do progresso total e apenas 3 p.p. abaixo da média dos últimos cinco anos. O único estado americano que demonstra um atraso considerável nesta etapa é Minnesota, que se encontra em 44%, abaixo dos 61% da média dos últimos cinco anos.
De acordo com o último relatório, em 16% das lavouras de milho americanas o processo de formação dos grãos com dentes formados está concluído, ficando apenas 4 p.p. abaixo da média dos últimos cinco anos e do ano de 2021.
O clima ruim está prejudicando preocupantemente a qualidade dos campos de milho americanos, sendo pauta no mercado internacional para uma possível queda ainda maior do que a divulgada no WASDE (Estimativa Global de Oferta e Demanda na Agricultura) para níveis de produtividade do milho nos Estado Unidos. O percentual de lavouras boas/excelentes cai 1% esta semana, ficando 7 p.p. abaixo do número visto em 2021 e 8 p.p. abaixo da média dos últimos cinco anos.