Preocupação no mercado é reforçada.
No relatório do dia 08/agosto/2022 do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o processo de floração avançou 10 p.p. nas lavouras de milho, 3 p.p. abaixo da média dos últimos cinco anos e 4p.p. abaixo do ano de 2021. Em Iowa este processo está quase finalizando, e apenas 2 p.p. abaixo da média do estado nos últimos cinco anos, enquanto Illinois está na média dos últimos cinco anos.
Já no processo de enchimento de grãos de milho, indica-se leve atraso em relação à safra passada e à média dos últimos 5 anos. Em algumas regiões, parte das lavouras já vão para o fim do processo de formação de grãos, tendo 6% da área plantada com dentes formados.
O clima quente e seco está prejudicando de forma preocupante a qualidade dos campos de milho nos Estados Unidos. No total, apenas 58% das áreas do cereal estão em boas/excelentes condições, 3 pontos abaixo da última semana e 7 pontos em relação à média dos últimos 5 anos. Esta piora de condição das culturas americanas assustou o mercado internacional, ocasionando aumentos de preços e incertezas quanto à produtividade.