Entenda como funciona e o como implica no milho.
O sucesso projeto Antecipe se deve ao desenvolvimento de uma semeadora-adubadora, mas para que alcance alta produtividade, é importante levar em consideração alguns pontos, sendo eles: a manutenção da entrelinha limpa e o espaçamento ajustado entrelinha de 45 centímetros – para que não danifique a soja.
E em que momento ocorre o plantio de milho?
Ocorre quando a soja alcança a estágio e enchimento de grãos (R5) ou início de “louramento”, o que beneficia ambas as culturas, por não haver competição, pois a soja já estará com o grão formado e o milho por sua vez conseguirá atingir seus estágios fenológicos sem estresse.
E durante a colheita da soja, o que acontece com o milho?
Durante a colheita de soja, vai existir um dano econômico no milho, que por estar ainda no estágio V4-V5, logo a perda da área foliar do cereal será pequena, já que o milho conseguirá se regenerar e seguir crescendo sem impacto relevante na produtividade.
Assim, como qualquer método de plantio, também leva seus desafios, como por exemplo:
- falta de mão de obra qualificada e;
- alto custo.
E durante a colheita, o que acontece?
Durante a operação realiza-se a colheita de soja juntamente com o milho. Mas, para isto o milho precisa estar entre o estágio V4-V5, porque no momento do corte restará apenas um “toco”, de modo que essa perda tanto de área foliar quanto de energia armazenada para a realização de fotossíntese, seja insignificante, de modo que, consiga se reestruturar a partir do colmo danificado em 15 dias.