Plantio na janela ideal pode ser trunfo para a safra de inverno.
Ano após ano, a safra de inverno passa a ter posição estratégica no quadro de oferta do cereal no país, que já corresponde a mais de 75% da produção nacional. A forte dependência da 2ª safra, no entanto, reforça a necessidade de que a semeadura do milho ocorra dentro de uma janela considerada ideal que, por sua vez, depende, entre outros fatores, do ciclo de plantio e colheita da soja que antecede o cultivo do cereal.
A notícia positiva para 2021/22 é que, diferentemente de 2020/21, as chuvas chegaram dentro do esperado no começo e decorrer da safra de soja para boa parte do Cerrado, reforçando a possibilidade de que a maior parte da área plantada com milho inverno aconteça, de fato, dentro dessa janela. Dado o ciclo de plantio e colheita das culturas em Mato Grosso, estima-se que mais de 80% da área de milho inverno consiga ser semeada até o fim de fevereiro (janela ideal para o estado). Isto é, menos de 20% seria plantado numa época de maior risco produtivo. Nas safras em que esse resultado é alcançado, as produtividades ficam acima do esperado para o estado (0% – 15%), conforme figura abaixo.
A possível retomada de estoques de passagem de milho razoáveis ao longo de 2022 e o consequente arrefecimento dos preços do cereal no período dependem fortemente da colheita cheia no fim do primeiro semestre de 2022.
Fonte: Céleres®. Elaboração: Céleres®. Atualizado em janeiro/2022.